Peças para o próximo leilão

109 Itens encontrados

Página:

  • ART DECO / SABINO - FRANCE. RARA IMAGEM EM CRISTAL OPALESCENTE REPRESENTANDO FIGURA DE PEQUENO ROEDOR. INICIAIS MARCADAS NA LATERAL BEM COMO MARCA DA COMPANHIA, ETE BELÍSSIMO ITEM FOI DESENHADO POR 'JEAN E JOEL MARTEL' PARA SABINO ART GLASS COMPANY, POR VOLTA DO ANO DE 1925. TRATA-SE DE AUTÊNTICO REPRESENTANTE DO ALTO NIVEL DE DESIGN DO PERÍDO ART DECO.  PEÇA PARA COLECIONADOR. MEDIDAS. ALTURA 7 CM X 6 CM DE COMPRIMENTO X 04 CM DE LARGURA.
  • BRONZE -  GRUPO ESCULTÓRICO REPRESENTANDO MEMENTO MORI. ASSINADA NA BASE MULER  CRETELD ACOMPANHA BASE EM ALBASTRO ESCURECIDO. ALTURA TOTAL: 46 CM DE ALTURA. LARGURA DA BASE 37 CM. PROFUNDIDADE: 30 CM. * NOTA: Trata-se de expressão latina que significa algo como "lembre-se de que você é mortal", ou ainda; "lembre-se de que você vai morrer". Traduzido literalmente: "lembre-se da morte". Esta expressão era a saudação utilizada pelos paulianos "Eremitas de Santo Paulo da França", também conhecidos como "Irmãos da Morte".
  • ALTO PERÚ - GRANDE PINTURA EM TÊMPERA SOBRE TELA EM MATERIAL NÃO IDENTIFICADO (POSSIVELMENTE LINHO) RETRATANDO CENA DE COROAÇÃO DE NSA. SRA. PROVAVELMENTE SÉCULO VII. PRESENÇA DE RESTAURO. MOLDURA ENCORDOADA COM FOLHA DE OURO MUITO ANTIGA. PEÇA DE MUITA QUALIDADE. MEDIDAS; 165 X 128
  • MURANO 'BAROVIER' (LINHAGEM DE VIDREIROS QUE REMONTA O SÉCULO XV) COM TAMPA. COM APLICAÇÃO DE AVENTURINE E OURO. PEÇA COM COTAÇÃO INTERNACIONAL. RARA. MEDIDAS: 31 CM DE ALTURA POR 18 CM DE LARGURA.
  • GLAUCO RODRIGUES * BAG;É 1926 + RIO 2004 / AST. 1985 - FASE TROPICALISMO CRÍTICO. TITULADO MÔNICA SILVEIRA, LOCALIZADO, RIO E DATADO 20 DE JUNHO DE 1985. MEDIDAS; 88 X 149,5. PROCEDÊNCIA; COLEÇÃO PARTICULAR. IPANEMA / RIO. MÔNICA FOI PARTICIPANTE ATIVA DA VIDA CULTURAL CARIOCA NOS ANOS 70 E 80.  SOBRE O ARTISTA; GLAUCO RODRIGUES, PINTOR, desenhista, gravador, ilustrador, cenógrafo. Com afiado senso de humor, retrata elementos característicos da cultura nacional para questionar estereótipos e explorar a complexidade da história brasileira. Começa a pintar, como autodidata, em 1945. Em 1949, tem aulas com o pintor José Moraes (1921-2003), que instala um ateliê coletivo nas proximidades de Bagé, Rio Grande do Sul. Nesse ano, recebe bolsa de estudos da prefeitura bageense e frequenta por três meses a Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro.Em 1951, funda o Clube de Gravura de Bagé, com Glênio Bianchetti (1928-2014) e Danúbio Gonçalves (1925-2019). Fixa-se em Porto Alegre e participa do Clube de Gravura de Porto Alegre, fundado por Carlos Scliar (1920-2001) e Vasco Prado (1914-1998). No período em que frequenta essas associações de gravadores, seus trabalhos são voltados para a representação do homem do campo e para tipos e costumes regionais.Em 1958, muda-se para o Rio de Janeiro e integra a primeira equipe da revista Senhor como ilustrador. A partir do fim da década de 1950, sua produção se aproxima da abstração, como em Paisagem de Porto Alegre (1957). A tendência se agrava nas aquarelas declaradamente abstratas, realizadas no período em que Rodrigues mora em Roma, entre 1962 e 1965.  Ao retornar para o Brasil, participa de importantes exposições, como a Opinião 66 no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. No decorrer da década de 1960, volta à figuração e produz obras sob o impacto da arte pop, tratando com humor temas nacionais como a imagem de indígenas, o carnaval, o futebol, a natureza tropical e a história do Brasil. Essa abordagem está presente em Mito (1964/1965) e Pão de Açúcar (1968) e inspira séries como Terra Brasilis (1970) e Carta de Pero Vaz de Caminha (1971). Além do registro do processo de carnavalização como crítica da cultura visual brasileira, alguns comentadores destacam o caráter hiper-realista do estilo do artista, como no quadro A Juventude (1970). A paisagem brasileira também é um elemento recorrente de suas obras, notada, por exemplo em Icatu-Água Boa (1975).A postura crítica e bem-humorada também está presente na produção da década de 1980, como em No País do Carnaval (1982) ou Sete Vícios Capitais (1985). Segundo o crítico Roberto Pontual (1939-1994), a obra de Glauco Rodrigues mostra um caráter de "tropicalismo crítico", questionando o contexto social e político brasileiro por meio de personagens identificáveis do passado histórico e empregando uma leve ironia. Partindo de fontes fotográficas, postais ou reproduções e considerando a fotografia como fixadora de fatos, Rodrigues reúne na superfície da tela signos de uma realidade que se apresenta como inegavelmente brasileira. Soma-se ainda a constante utilização do verde e do amarelo e da própria bandeira do Brasil. Na opinião de Pontual, o humor e a festa são táticas pelas quais o artista questiona uma série de clichês associados à imagem do país. A metalinguagem ganha forma também pela citação de quadros consagrados, como a figura de O Derrubador Brasileiro (1879), de Almeida Júnior (1850-1899), presente em Abrasileirar-se (1986) e Paz na Tarde (1989), ou a tela Primeira Missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), retomada em obra de mesmo nome, datada de 1980. Na tela A Ira (1985) estão presentes as figuras do afresco Expulsão do Paraíso, do pintor renascentista Masaccio (1401-1428).Na década de 1980, Rodrigues recebe o Prêmio Golfinho de Ouro Artes Plásticas do governo do estado do Rio de Janeiro e publica o livro Glauco Rodrigues, que reúne toda a sua obra.  Em 1999, recebe o Prêmio Ministério da Cultura Candido Portinari  Artes Plásticas.Glauco Rodrigues dá forma a aspectos muito característicos da cultura brasileira com ironia e tom provocativo. Estabelecendo diálogos entre presente e passado, o artista justapõe diferentes representações do país e reflete sobre a história nacional. Fonte ITAÚ CULTURAL.
  • QUADRO / 0SE - ASSINADO E DATADO NO CID, OSCAR TECÍDIO 1980. PEDRA DO PÃO DE AÇUCAR VISTO A PARTIR DE ENSEADA DE NITEROI. PRESENÇA DE CURRÍCULO COLADO NO VERSO. * RIO 1926 + RIO, 1995. OSCAR TECÍDIO. CONHECIDO TAMBÉM COMO 'O PINTOR DO MAR' FOI ALUNO DE OSWALDO TEIXEIRA NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES. TAMBÉM FOI ALUNO DE HEITOR PINHO E ARMANDO RAMOS. DEDICOU-SE A CAPTAR A 'ALMA DA NATUREZA'E FOI INÚMERAS VEZES CONDECORADO / PREMIADO NOS SALÕES DE ARTES BRASILEIRAS, MEDIDAS; 59 X 67 - TELA - 38 X 46.
  • QUADRO / 0SE - ASSINADO E DATADO NO CID, OSCAR TECÍDIO 1980. TÍTULADO E ASSINADO NO VERSO. RECAMNTO DE ESTALEIRO. * Rio de Janeiro, 1926+ Rio, 1995. OSCAR TECÍDIO. CONHECIDO COMO 'O PINTOR DO MAR', TECÍDIO FOI ALUNO DE OSWALDO TEIXEIRA NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES. TAMBÉM FOI ALUNO DE HEITOR PINHO E ARMANDO RAMOS. DEDICOU-SE A CAPTAR A 'ALMA DA NATUREZA'E FOI INÚMERAS VEZES CONDECORADO / PREMIADO NOS SALÕES DE ARTES BRASILEIRAS,
  • Espelho para hall, vertical, belíssima moldura em folha de ouro antiga. Espelho em muito bom estado, bisotado. Medidas: 120 cm x 78 (moldura).
  • Par de figuras camponesas em biscuit com policromia frontal com técnica de sopro, nos tons azul real e rosa. Detalhes em ouro. Dedo polegar esquerdo da figura feminina quebrado. Dedo indicador da Figura masculina quebrado na falangeta. Altura das peças 45 cm. Restauro antigo no pescoço da figura feminina.
  • Elegante sopeira em faiança inglesa (marcada na base) decorada com faixas azul Royal e detalhes em ouro. Pegas laterais decoradas em folhas e pega da tampa em formato de punha lisa. Medidas: total 32. Abertura da bacia 23. Altura total 22.
  • Par de figuras em biscuit representando jovens impúberes em trajes de gala. Carregam cestas de flores. Rendilhados íntegros e policromia característica. Medidas: 17 cm
  • Ironstone China - terrina inglesa J& G Meakin Hanley England. Decoração em relevo com motivos fitomorfos, Ramos e frutos. Pegas laterais e pega da tampa simulando Ramos. Medidas: 32 de comprimento 24 cm.
  • Peça de Coleção - Medalhão, comemorativo a Semana da Asa. 1906 / 1954. medidas: 32,5 cm. Manufatura porcelana Mauá. Na reserva central constam representações  de Eduardo Gomes (Brigadeiro e minístro a época); Café Filho (Presidente da República) e Alberto Santos Dumont, 'Pai da Aviação'. Na galeria pinturas nomeando doze ministérios e respectivos ocupantes das pastas do governo em 1954.
  • Grande e espessa terrina manufatura Fracalanza modelo Regence. Excelente estado. Medidas: 36,5 x 25 de altura. Pega da tampa e alças laterais em formato de laçarotes.
  • Grande e pesada fruteira em cristal tcheca moldado. Sem faltas ou bicados. Medidas: 18,5 de altura por 24 de boca. Linda peça.
  • Grande petisqueira retangular com três divisões. Vidro artístico decorado em sulcos que representam folhas e Ramos de parreiras. Duas alças laterais. Peça suspensa por quatro apoios também em cristal. Medidas: 32,5 x 20.
  • Centro de mesa / floreira Art Nouveau em vidro artístico em tons levemente lilás. Bordas recurvas, frisos típicos do estilo, elemento central com oito esperas para elementos decorativos, e um central de maior calibre. Medidas: diâmetro 28 cm x 8 cm de altura.
  • Prato medalhão profusamente decorado em padrão English Country violet and gold - Paragon Fine Bone China. By appointment China potters to her Majesty Queen Elizabeth. Medidas: 27 cm
  • ANOS 50 - CONJUNTO DE 12 COPOS, SENDO SEIS PARA DRINKS E OUTROS SEIS PARA ÁGUA E SIMPÁTICA JARRA PARA SERVIR. PADRÃO 'PETIT POIS' EM BRANCO SOBRE SUPERFÍCIE EM VIDRO ARTÍSTICO RUBRO.
  • MOVÉL DE GUARDAR - BUFFET ESTILO D. JOSÉ SENDO ESTRUTURA E PORTAS COM JACARANDÁ (SÉCULO XX). PEÇA DESMONTÁVEL COMPOSTA POR CAIXA CENTRAL QUE ABRIGA 04 GAVETÕES,  SENDO ESTE VOLUME LADEADO EM AMBOS OS FLANCOS POR COMPARTIMENTOS PROTEGIDOS POR PORTAS QUE SE ABREM EM SENTIDOS OPOSTOS. PRESENÇA DE UMA PRATELEIRA EM CADA COMPARTIMENTO. TODO O CONJUNTO É UNIDO LONGITUDINALMENTE POR TRAVESSÃO COM DECORAÇÃO CENTRAL EM PENACHO E VOLUTAS LATERAIS, QUE SE ASSENTA POR ENCAIXE NO TAMPO. MÓVEL SUPORTADO POR QUATRO APOIOS COM TERMINAÇÕES EM PÉS EM ACENTUADO MOVIMENTO RECURVO, TAMBÉM CONHECIDO COMO CABRIOLET. ETIQUETA METÁLICA DA MANUFATURA 'MÓVEIS FINOS - ANGLO BRASILEIRA'.  EMPRESA SUCESSORA DA 'MAPPIN STORES' / PRAIA DE BOTAFOGO N. 360 / RIO. MEDIDAS;  COMPRIMENTO 248 X 131 X 75 CM.

109 Itens encontrados

Página: