Peças para o próximo leilão

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  • PEDRO BRUNO (*Paquetá RJ 1888 + Rio 1949) - OSM. Assinado no CID. Nu Feminino. Medidas: 49 x 34. Procedência; Professor Castro Filho. * Nota: Em 1910, ao retornar a Paquetá, envolto e seduzido pelas belezas da ilha, Pedro Bruno percebeu que era a pintura a atividade que o empolgava. Indiferente às dificuldades que sua corajosa decisão poderia acarretar, iniciou, de maneira autodidata, uma nova carreira. Sozinho pelas praias, com seu material de pintura, seguiu retratando incansavelmente os recantos da ilha. Em 1912, recebeu a Medalha de Bronze, do Salão de Belas Artes, pela paisagem marinha intitulada Manhã Azul. Suas telas impunham-se pelo empenho técnico, com o que Bruno obteve o respeito da crítica especializada. Foram exemplo desta receptividade os elogios que recebeu por seu quadro Sentinela da Pátria, exposto no salão de espera do cinema Orion, em Campos. Naquele ano de 1917, a obra provocou admiração em todos que por ali passavam.Com o intuito de aprimorar sua técnica, Bruno ingressou na Escola Nacional de Belas Artes em 1918. Seus professores foram os grandes mestres João Baptista da Costa e José Boschetto. Em agosto do ano seguinte, o Conselho Superior de Belas Artes conferiu-lhe o Prêmio de Viagem da 26ª Exposição Geral. O quadro vencedor intitulava-se Pátria, uma concepção cívica que simbolizava a construção da pátria brasileira ao retratar um grupo de mulheres simples que, de maneira dedicada, costuravam a bandeira nacional. Sobre a premiação, Coelho Netto escreveu o seguinte no jornal A Noite: "O júri naturalmente votou o prêmio ao pintor pela execução da obra, eu votaria pelo poeta que soube vestir uma ideia augusta com o pano sagrado em que se envolve a Pátria!".Em 1920, antes de seguir para a Itália, Bruno teve suas obras expostas em São Paulo, no salão anexo ao cinema Central, na Avenida São João, com grande sucesso de público e de crítica. Ainda neste ano, a Galeria Jorge, no Rio de Janeiro, organizou uma exposição com 70 quadros do pintor. Os cariocas, igualmente, festejaram a mostra. Ao chegar em Roma, Bruno inscreveu-se para a prova de admissão ao curso de pintura da Academia Inglesa, famosa instituição de ensino artístico. Classificou-se em 3º lugar em meio a 65 candidatos italianos e estrangeiros. Decorridos apenas seis meses de sua matrícula, já era convidado pelos dirigentes da instituição para reger aulas de modelo vivo. Na Itália, o artista estudou, lecionou, recebeu elogios da imprensa e deixou vários quadros, dois no Museu de Salerno e os demais em galerias particulares.De volta ao Brasil em 1922, foi recebido com grandes homenagens pela população e pelas autoridades de Paquetá. Mesmo levando em consideração o aperfeiçoamento obtido em sua arte e o êxito alcançado na Europa, Bruno dizia-se mais nacionalista do que nunca. O pintor instalou seu ateliê ao fundo do conjunto principal da casa onde residia, em Paquetá, e assumiu o papel de zelador das belezas da ilha, embora viesse a possuir no Centro do Rio, na rua do Teatro, outro pequeno ateliê. O Precursor, uma apoteose a Tiradentes, obra executada ainda na Itália, encontra-se hoje no Museu Histórico Nacional. No mesmo ano de seu regresso, conquistou a Medalha de Ouro do Salão de Belas Artes, com o quadro Mãe.O trabalho de Bruno, exposto em São Paulo em 1924, foi acolhido com admiração pelos meios artístico e intelectual paulistanos, tendo se destacado os quadros Guanabarinas e Anunciação, que atraíram especial atenção dos visitantes. O pintor foi grande colaborador do Salão Paulista de Belas Artes até o ano anterior ao de sua morte. Em retribuição, dentre outras homenagens, a Prefeitura da Cidade de São Paulo batizou com seu nome uma rua do bairro de Butantã.O último grande trabalho de Bruno foi a tela Gonçalves Dias, pintada no ano anterior ao de sua morte. Em 1948, Pedro recebeu a maior homenagem em vida: um busto seu foi erguido na praça que leva seu nome. A obra, idealizada por Paulo Mazucheli, tem como legenda: "O poeta da cor, das árvores e dos pássaros". Fonte Wikipédia.
  • PORCELANA ALEMÃ - Johann Haviland "R"Coroado Bavaria (18). Serviço para jantar com 57 peças a saber; 23 pratos rasos; 12 pratos fundos; 10 pratos de sobremesa; 05 travessas retangulares para servir, em diversos tamanhos, sendo a maior com 39 cm de comprimento x 24 cm de largura; 02 travessas fundas redondos com 28 cm de diâmetro para serviço; 01 travessa redonda para arroz com 31 cm de diâmetro; 01 terrina; 01 sopeira; 01 molheira com presentoir. Serviço de chá do mesmo conjunto em outro lote neste mesmo leilão. Sem craquelados, sem desgastes, sem fios de cabelo nem lascados. Ínfima falta na parte inferior do prato para servir arroz.
  • PORCELANA ORIENTAL - Padrão Satsuma exportação. Xícara de coleção padrão Satsuma, profusamente decorada em relevo por figura de dragão, morcegos e nuvens. Acompanha xícara mesmo padrão. Belíssima. Medidas: 09 cm de diâmetro X 05 cm de altura. Sem detalhes.
  • KPM - KPM É UM ACRÔNIMO PARA, 'KÖNIGLICHE PORZELLAN - MANUFATUR BERLIN', que pode ser traduzido para; 'Fabrica Real de Porcelana em Berlin'. A companhia foi fundada em 1763 por Frederick II da Prússia, que adquiriu a fabrica de seu dono original, Johann Ernst Gotzkowsk, antes que a mesma entrasse em estado falimentar. Frederick II admirava sobremaneira um tioo de porcelana produzido pela fábrica conhecida como, 'Ouro Branco', um tipo de porcelana fina, translúcida que se equiparava a a porcelana de alta qualidade produzida na China. Ele investiu largas somas de dinheiro na manufatura e deu a ela o uso do cetro real como um emblema. Ao mesmo tempo ele fez diversas encomendas de objetos no estilo Rococo para decorar seu palácio. Neste exemplar (2 de 3) temos uma mostra não apenas dessa finíssima porcelana, aqui em formato de disco (plano) ricamente decorada com pintura retratando casais de Faisões imperiais na natureza. O disco plano (prato) é ricamente guarnecido por moldura em bronze encimada por motivos fitomorfos com terminação remetendo a laços. Belíssima peça. Medidas. Diâmetro do prato; 33 cm. Tamanho considerando a moldura de bronze; 39 cm.
  • KPM - KPM É UM ACRÔNIMO PARA, 'KÖNIGLICHE PORZELLAN - MANUFATUR BERLIN', que pode ser traduzido para; 'Fabrica Real de Porcelana em Berlin'. A companhia foi fundada em 1763 por Frederick II da Prússia, que adquiriu a fabrica de seu dono original, Johann Ernst Gotzkowsk, antes que a mesma entrasse em estado falimentar. Frederick II admirava sobremaneira um tioo de porcelana produzido pela fábrica conhecida como, 'Ouro Branco', um tipo de porcelana fina, translúcida que se equiparava a a porcelana de alta qualidade produzida na China. Ele investiu largas somas de dinheiro na manufatura e deu a ela o uso do cetro real como um emblema. Ao mesmo tempo ele fez diversas encomendas de objetos no estilo Rococo para decorar seu palácio. Neste exemplar (3 de 3) temos uma mostra não apenas dessa finíssima porcelana, aqui em formato de disco (plano) ricamente decorada com pintura retratando casais de Faisões imperiais na natureza. O disco plano (prato) é ricamente guarnecido por moldura em bronze encimada por motivos fitomorfos com terminação remetendo a laços. Belíssima peça. Medidas. Diâmetro do prato; 33 cm. Tamanho considerando a moldura de bronze; 39 cm.
  • KPM - KPM É UM ACRÔNIMO PARA, 'KÖNIGLICHE PORZELLAN - MANUFATUR BERLIN', que pode ser traduzido para; 'Fabrica Real de Porcelana em Berlin'. A companhia foi fundada em 1763 por Frederick II da Prússia, que adquiriu a fabrica de seu dono original, Johann Ernst Gotzkowsk, antes que a mesma entrasse em estado falimentar. Frederick II admirava sobremaneira um tioo de porcelana produzido pela fábrica conhecida como, 'Ouro Branco', um tipo de porcelana fina, translúcida que se equiparava a a porcelana de alta qualidade produzida na China. Ele investiu largas somas de dinheiro na manufatura e deu a ela o uso do cetro real como um emblema. Ao mesmo tempo ele fez diversas encomendas de objetos no estilo Rococo para decorar seu palácio. Neste exemplar (1 de 3) temos uma mostra não apenas dessa finíssima porcelana, aqui em formato de disco (plano) ricamente decorada com pintura retratando casais de Faisões imperiais na natureza. O disco plano (prato) é ricamente guarnecido por moldura em bronze encimada por motivos fitomorfos com terminação remetendo a laços. Belíssima peça. Medidas. Diâmetro do prato; 33 cm. Tamanho considerando a moldura de bronze; 39 cm. Falta detalhe na porção inferior da moldura.
  • LIVRO DE ARTE - ISMAEL NERY / POR DENISE MATTAR. Além do espaço e tempo. Obra definitiva sobre o artista. Conheço, tenho e recomendo; 321 páginas. Sobre capa com perdas e desgastes. Miolo integro. Bom estado. Medidas: 32 x 26.
  • POLTRONA ESTILO VITORIANA CONHECIDA COMO; 'LIBRARY CHAIR'. Manufatura nacional, estofada em camurça (necessita limpeza profissional). Estrutura em bom estado. Medidas: 99 de altura x 84 de profundidade x 80 de largura.
  • REMBRANT / CHRISTIAN TÜMPEL 1986. 445 PÁGINAS. FARTAMENTE ILUSTRADO POR FOTOS COLORIDAS. Marcas de uso. sem anotações ou rasgos. Bom estado. Formato; 34 x 26.
  • IMAGINEROS ESPAÑOLES / POR: BERNARDINO DE PANTORNA / MADRID. 105 PÁGINAS, Capa dura. Edição de 1952. Marcas do tempo.
  • SAGA - RETRATO DAS COLONIAS ALEMÃS DO BRASIL / FOTOGRAFIAS; RICARDO TELLES. TEXTO; SINVAL MEDINA - 1997 / Impresso na Itália. Texto em português e alemão. 127 páginas.
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA / MIGUEL DE CERVANTES / EDIÇÃO ESPECIAL COM ILUSTRAÇÕES DE SALVADOR DALI. Tradução Miguel Serras Pereira. Capa dura, formato 30 x 20, com 680 páginas e box de proteção. Em ótimo estado (consta dedicatória na página de guarda.
  • RENNE JOURNEL - MESA ANTIGA, BAIXA JAPONESA EM MADEIRA. ESSE ITEM ERA ORIGINALMENTE FORRADO COM COURO DE PORCO TINGIDO DE NEGRO, COM DETALHES PIROGRAFADOS EM OURO. FOI ADQUIRIDO DIRETAMENTE DE MME JOURNEL EM SUA LOJA DA AVENIDA NOSSA SENHORA DE COPACABANA N. 252, TÉRREO DO ICÔNICO EDIFÍCIO ITAHY / COPACABANA - RIO DE JANEIRO. PEÇA ANTIGA E AUTÊNTICA. EM 1987 FOI DEIXADA NA MADEIRA PARA RECEBER FINO ACABAMENTO EM VERNIZ. ATUALMENTE ENCONTRA-SE NECESSITANDO DE NOVO ACABAMENTO PARA RECOBRAR BRILHO E CORRIGIR FALTAS. TAMPO DE VIDRO ENCAIXADO EM REBAIXO. MUITO ORIGINAL, RARA, LINDA.
  • CADEIRA DE BRAÇO / ORIGEM, DAZLU SÃO PAULO. Cadeira de braço com assento e encosto em palhinha indiana, pintada com pistola, estilo francês Louis XIV. Acompanha almofada em tecido listrado. Placa de inventário da loja na parte inferior da peça. . Medidas; 97 cm de altura x 67 cm de largura x 60 cm de profundidade. Pequena perfuração no encosto (vide foto complemetar). Para ficar perfeita necessita de pequenos retoques em pontos de toque na parte de trás
  • ANOS 70 - CINCO castiçais em acrílico oitavado. Altura 06 cm. Diâmetro, 08 cm.
  • ANOS 70 - NOVE CASTIÇAIS  em acrílico no formato de Lua Crescente.
  • COADOR PARA CHÁ 'TEA STRAINER' EM metal prateado. Banho em bom estado.
  • DOIS PALITEIROS; Um com sistema escamoteado, com cesta para palitos e tampa, e outro padrão cilíndrico com tampa perfurada para saída de um palito por vez. Desgaste no banho do item maior.
  • JOGO PARA CHA E CAFÉ WOLFF. 05 Peças; bule para chá, bule para café, Leiteira, açucareiro, cremeira. Banho em bom estado com excessão da tampa de um dos bules.
  • DOIS BALDES PARA GELO - Manufatura Saint James. Necessitam banho.  Medida: 23 cm de altura.

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