Peças para o próximo leilão

79 Itens encontrados

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  • Bule em prata portuguesa  contraste Águia .Belo bule baixo em prata portuguesa, corpo ovalado com decoração repuxada e cinzelada em volutas e concheados, de gosto rococó revivalista, semelhante ao exemplar do lote anterior. Tampa articulada com pináculo torneado; alça e bico decorados em relevo. Ausência dos isoladores, pequena mossa no bojo e marcas de uso compatíveis com a idade. Apresenta contrastes oficiais de Portugal com a marca da Águia (833 milésimos) e demais punções correspondentes a cidade, ensaiador e prateiro, visíveis na base (ver detalhe fotográfico).Trabalho de boa ourivesaria portuguesa do final do século XIX ou início do XX. Medidas: 15 cm (altura) x 21 cm (comprimento total) x 14,5 cm (diâmetro máximo).Material: Prata portuguesa contrastada (833).Peso:  608 gramas. Procedência: Acervo família Rezende  residência Av. Atlântica, Copacabana  Rio de Janeiro.
  • PRATA DE LEI - Grande bandeja / tabuleiro em prata de lei. Elegante bandeja retangular em prata de lei, com rica decoração gravada em volutas e arabescos de inspiração rococó. Bordas recortadas com moldura em relevo e alças vazadas ornamentadas por volutas e florões, típicas do trabalho de prateiros ingleses e brasileiros da primeira metade do século XX. Peça de grande presença, ideal para centro de mesa, bar ou serviço de chá. Medidas: 64 cm (comprimento total, incluindo alças) x 42,5 cm (largura). Peso: 5.592 gramas Prata de lei. Procedência: Acervo família Rezende.* ATENÇÃO. Foto complementar apenas a título de ilustração. Este lote refere-se UNICAMENTE a bandeja de prata não incluindo demais itens.
  • Santo Antônio com o Menino Jesus  imaginária Portuguesa em postura Neo-Clássica. Século XIX, possivelmente Ateliê Estrela. Base circular com ornamentação em gomos e frisos perolados, em madeira entalhada e dourada. Rosto de expressão suave e modelado naturalista, com destaque para o diálogo afetuoso entre o Santo e o Menino. Veste hábito franciscano em tons escuros com decoração vegetal em dourado, e conserva resplendor metálico original. Trata-se de obra de produção do século XIX, em técnica tradicional de imaginária religiosa, com policromia a têmpera e douração sobre bol. Altura total: 39 cm (incluindo base e resplendor). Estado de conservação: perdas pontuais na policromia e na douração; estrutura íntegra.
  • Prato Woodman  Spode Blue Room Collection, Inglaterra. Porcelana inglesa de corpo fino e esmalte branco, com borda levemente ondulada e decoração monocromática em azul sob o vidrado (underglaze blue transferware).Motivo central representando cena campestre com casal e criança em paisagem rural inglesa, cercada por elaborada moldura floral.Marca no verso: The Spode Blue Room Collection  Woodman  First introduced c.1816, acompanhada da menção ao processo de gravação manual em chapa de cobre.Produzido pela Spode, Made in England, referência S3427-Y.Medidas: 26,5 cm de diâmetro.Peça pertencente à renomada Blue Room Collection, que revisita padrões históricos criados pela Spode desde o início do século XIX.A cena, intitulada Woodman, foi originalmente introduzida por volta de 1816, e é um dos motivos mais clássicos do repertório rural vitoriano, celebrando o trabalho e a vida simples no campo.Nota histórica:A Spode, fundada em 1770 em Staffordshire, é considerada a principal responsável pela consolidação da porcelana inglesa de padrão blue and white, introduzindo o uso do transfer printing  processo de impressão sob o vidrado que revolucionou a produção cerâmica europeia ao permitir a reprodução fiel de gravuras em série.A técnica utilizava chapas de cobre gravadas à mão, das quais se transferia o desenho para o corpo cerâmico antes da queima. Essa inovação garantiu à Spode o domínio de uma estética que uniu precisão gráfica, luminosidade e acessibilidade, transformando o azul-cobalto inglês em símbolo de elegância e tradição.A série Blue Room Collection, reeditada no século XX, preserva o rigor histórico e o apelo romântico das primeiras edições de 1816, tornando cada exemplar uma homenagem à era de ouro da porcelana britânica. Fonte: Spode Transfer Printed Ware 17841833 (David Drakard & Paul Holdway) - Guia definitivo da manufatura que trás quase todos os modelos produzidos pela marca. (EBT)
  • Conjunto de pequenos recipientes e caixa  China e Inglaterra, séc. XX.Lote composto por três pequenas tigelas orientais em porcelana e uma caixa inglesa, todas de manufaturas distintas.As tigelas, de produção chinesa, apresentam variações de esmalte e decoração policromada sob o vidrado, com temas florais, fitomórficos e estilizações de dragões e crisantemos, típicos do repertório simbólico sino.A caixa circular, em porcelana de fundo negro com flores multicoloridas em esmalte vitrificado, é marcada Falcon China  Made in Staffordshire England no verso.Marcas Made in China nas tigelas, com grafias e punções diferentes, correspondentes a fábricas exportadoras do pós-guerra.Medidas da caixa: 8 cm de diâmetro x 4,5 cm de altura.Lote eclético de peças de pequeno porte, destinadas originalmente a condimentos orientais (como shoyu ou wasabi), e a uso decorativo ou de toucador no caso da caixa inglesa. Reúne expressões distintas do trabalho em porcelana do século XX  da leveza translúcida asiática ao brilho vítreo industrial europeu.Condição: boa, com leves sinais do tempo.
  • Covilhete triangular  Real DArte Portugal, Tina Salgado. Porcelana portuguesa de corpo fino e esmalte branco de alto brilho, em formato triangular de bordas elevadas.Decoração manual em tons de azul-cobalto sob o vidrado, com motivos florais estilizados distribuídos em padrão contínuo de inspiração orientalista.Assinatura manuscrita da artista Tina Salgado e marca da fábrica Real DArte  Portugal no reverso, acompanhadas da inscrição Hand painted.Medidas: 28 x 28 x 28 cm.Exemplar contemporâneo de fino acabamento, em que a pintura livre e fluida traduz o diálogo entre a tradição decorativa portuguesa e o repertório oriental do azul sobre branco  herança direta das porcelanas de exportação dos séculos XVII e XVIII reinterpretadas sob estética moderna.Condição: perfeita.
  • ARTE ORIENTAL - Pequeno recipiente com tampa  Japão, século XX. Cerâmica oriental de corpo fino e paredes verticais, com tampa dotada de pega central e pequeno orifício para saída de vapor.Decoração sob o vidrado em azul-cobalto (sometsuke), com reservas alternadas em padrões geométricos e nuvens estilizadas, representando o contraste entre o céu diurno e o noturno.Assinatura do artesão no fundo.Medidas: 10 cm de altura x 7,5 cm de diâmetro.Exemplar de chawan com tampa (mushimono chawan), utilizado tradicionalmente para servir chá quente, caldos leves ou preparos cozidos no vapor, típicos da culinária japonesa refinada.O pequeno orifício na tampa permite a liberação do vapor e evita a condensação sobre o alimento.A borda apresenta efeito ferruginoso intencional, conhecido como renga-yaki, evocando o aspecto terroso e ancestral das cerâmicas de forno de pedra.Nota cultural: Durante o kaiseki - refeição ritual que precede a cerimônia do chá - cada recipiente é escolhido em harmonia com a estação, o tema poético e a textura da comida.O mushimono chawan é símbolo de acolhimento e delicadeza, expressando a filosofia japonesa do ichigo ichie (cada encontro é único), em que o gesto de servir algo quente traduz respeito e presença espiritual.
  • Caixas sobrepostas  Porcelana chinesa azul e brancaConjunto formado por duas pequenas caixas quadradas com tampa, em porcelana de fina espessura e esmalte translúcido.Decoração em azul-cobalto sob o vidrado, representando ramos floridos e pequenos pássaros (colibris) entre folhagens estilizadas, num desenho contínuo que envolve todas as faces da peça.Selo aposto sob o esmalte na base, de formato quadrado.Medidas do conjunto: 7 cm de altura x 6 cm de base.Leitura: exemplar moderno de tradição oriental, reinterpretando a estética Qing tardia dos blue & white wares, com leveza de traço e composição de caráter lírico  o voo dos pássaros simboliza prosperidade e harmonia doméstica.
  • PORCELANA EUROPEIA -  Vaso decorativo / Limoges, FrançaAssinado Massou 1813. Porcelana fina francesa moldada e pintada à mão, corpo ovóide sobre base quadrada, alças modeladas em forma de cabeças de cisne e acabamento integral em douração de alto brilho.Painéis frontais e posteriores com reservas florais policromadas, enquadradas por filetes dourados.Marca em verde sob o vidrado: LIMOGES  Made in France.Medidas: 24,5 cm de altura x 18 cm de largura x 8 cm de espessura.Exemplar inspirado nos vasos Empire de Sèvres, típico das produções de Limoges do fim do século XIX e início do XX, com decoração em estilo neoclássico e assinatura alusiva a Massou 1813  em referência comemorativa de modelos originais do período napoleônico.Condição: douração com leves desgastes coerentes à idade. Necessita aperto na porca rosqueara que que une o corpo a base a partir de um fuso. Perda (lasca) em ponto de junção - necessário restauro. Faz par com o lote anterior.
  • PORCELANA EUROPEIA -  Vaso decorativo / Limoges, FrançaAssinado Massou 1813. Porcelana fina francesa moldada e pintada à mão, corpo ovóide sobre base quadrada, alças modeladas em forma de cabeças de cisne e acabamento integral em douração de alto brilho.Painéis frontais e posteriores com reservas florais policromadas, enquadradas por filetes dourados.Marca em verde sob o vidrado: LIMOGES  Made in France.Medidas: 24,5 cm de altura x 18 cm de largura x 8 cm de espessura.Exemplar inspirado nos vasos Empire de Sèvres, típico das produções de Limoges do fim do século XIX e início do XX, com decoração em estilo neoclássico e assinatura alusiva a Massou 1813  em referência comemorativa de modelos originais do período napoleônico.Condição: douração com leves desgastes coerentes à idade. Faz par com o lote seguinte.
  • Bombonière em cristal moldado e lapidadoEuropa Central (possivelmente Tchecoslováquia), séc. XX (meados)Peça em cristal transparente, corpo cilíndrico com decoração em estrelas e losangos lapidados, tampa com pega em forma de gota facetada e fundo com estrela radial em relevo.Medidas: 18 cm de altura x 15,5 cm de diâmetro.Leitura: típica produção centro-europeia do pós-guerra, de inspiração boêmia, evidenciando o domínio técnico da lapidação manual e o equilíbrio entre funcionalidade e ornamentação.Condição: excelente, sem bicados aparentes.
  • Petisqueira em cristal moldado tchecoRepública Tcheca, séc. XX (meados)Peça em cristal transparente moldado, formato orgânico de borda recortada em zigue-zague, com decoração em relevo composta por estrelas e losangos entre arcos. Fundo com estrela central lapidada, típica da tradição boêmia.Medidas: 18 x 12,3 cm.Modelo clássico de produção tcheca do pós-guerra, representando o refinamento das oficinas de cristal da Boêmia, onde o corte geométrico e a refração da luz são tratados como linguagem ornamental.Condição: excelente, sem bicados.
  • Fruteira em cristal moldado com quatro pésEuropa, séc. XX (meados)Peça em cristal transparente moldado, formato de naveta (oval alongada) com corpo facetado em gomos verticais, borda suavemente recortada e base apoiada sobre quatro pés facetados. Fundo decorado com estrela radial em relevo.Medidas: 15,5 cm x 16,5 cm x 10 cm.Apresenta pequena falta na borda (vide foto complementar).
  • Caixa com tampa em cristal moldadoEuropa, séc. XX (meados)Peça em cristal transparente moldado, corpo e tampa facetados em padrão geométrico de quadrículas em relevo. Pega superior facetada em forma de pináculo, esmeradamente lapidada.Medidas: 13,5 cm de altura (com tampa); 11 cm de diâmetro.Condição: excelente, sem bicados aparentes.Leitura: modelo de linha decorativa europeia de meados do século XX, inspirado nas criações art déco, com ênfase na simetria e no brilho das superfícies em relevo.
  • ARTE ORIENTAL - CERÂMICA ESMALTADA. Pêssego em cerâmica esmaltada verde craquelêChina (ou produção oriental inspirada), meados do século XXModelagem orgânica de fruto com folhas aplicadas e ramo em relevo, vidrado em tom esmeralda-esverdeado com craquelê pronunciado. Apresenta pequeno escudo em reserva bege com caracteres incisos em chinês.Altura: 10 cm; diâmetro: 10 cm.Peça sem perdas. Nota do editor:Na cultura chinesa, o pêssego é um dos mais antigos símbolos de longevidade, imortalidade e prosperidade.Segundo a mitologia, os Pêssegos da Imortalidade crescem no pomar da deusa Xi Wangmu (Rainha-Mãe do Oeste) e florescem apenas a cada três mil anos; quem deles se alimenta obtém vida longa e abundante. Por isso, o motivo do pêssego aparece constantemente em porcelanas, bronzes, tecidos e pinturas associados a votos de saúde e fortuna.O vidrado verde-esmeralda não é casual: ele reforça a ideia de vitalidade, renovação e energia primaveril  atributos que, na estética oriental, ligam-se à madeira e ao despertar da natureza. O craquelê é intencional, evocando a textura de antigas cerâmicas Song (séculos XXIII).O selo em relevo apresenta ideogramas que correspondem, muito provavelmente, a Dong Yu, expressão usada em oficinas chinesas e japonesas do século XX para designar jade do oriente ou joia oriental. Trata-se de marca comercial genérica, não de um artista. O uso do termo remete à tradição de comparar o esmalte verde translúcido ao brilho do jade.
  • Conjunto de frutas em cerâmica esmaltada  verde craquelêProvável produção oriental, séc. XX (meados)Quatro peças moldadas em forma de frutos com folhas aplicadas; vidrado verde com craquelê pronunciado. Um dos frutos traz cartela em relevo com caracteres orientais. Bases abertas, sem marca de fábrica.Dimensões da maior:  9 cm; h 7 cm.Condição: conjunto com faltas em todos os itens  lascas nas bordas e nas folhas aplicadas; pequenos bicados no esmalte; marcas de uso e sujidades acumuladas nos veios do craquelê. Vendas no estado.Leitura: objeto decorativo típico de ateliês orientais para exportação de meados do século XX, com esmalte verde pó-de-chá de efeito marmorizado e craquelado intencional, muito usado em fruteiras de aparador.
  • Vaso em cristal RogaskaEslovênia, final do século XXCristal de alto teor de chumbo lapidado, de fabricação Rogaka Crystal  tradicional manufatura eslovena fundada em 1665 e reconhecida mundialmente pela pureza e transparência de seu cristal. Peça de corpo bojudamente facetado em cortes verticais elípticos que criam intensos efeitos prismáticos de luz e sombra. Etiqueta original Rogaka Crystal  Made in Slovenia.Altura: 28 cm. Diâmetro máximo: 16 cm.* Nota do editor: O desenho deste vaso combina monumentalidade e precisão geométrica, refletindo a excelência técnica do cristal esloveno na tradição centro-europeia. As lapidações profundas, de ritmo quase arquitetônico, fragmentam a luz em feixes radiais que se projetam sobre a superfície, resultando em uma presença luminosa de rara intensidade. Peça de destaque para interiores contemporâneos ou clássicos, símbolo de sofisticação e tradição artesanal.
  • Par de castiçais decorativos com anjos musicistas. Peças aparentemente confeccionadas em Madeira leve (provavelmente pinho de reflorestamento) ou material similar entalhado e dourado a folha de ouro, apresentando figuras de anjos músicos barroquizantes  um portando alaúde e outro flauta  sustentados em hastes metálicas com base circular escalonada em madeira torneada. Estrutura concebida para uma vela cada.Altura total: 50 cm.Velas ilustrativas, não acompanham o lote.
  • CERÂMICA ORIENTAL - Par de potiches orientais vitrificados. China, meados do século XXCerâmica vitrificada com decoração em azul cobalto sob o vidrado (blue and white), com tampas destacáveis e alças geométricas laterais. As peças apresentam corpo em forma de urna clássica apoiado sobre base octogonal, com pintura densa de paisagem naturalista em estilo oriental: aves entre flores, bambus e folhagens exuberantes, evocando o motivo tradicional de jardim de felicidade (Hundred Flowers).Sob a base, marca apócrifa de caráter decorativo em azul.Altura: 44 cm. Largura máxima (alças): 21 cm.Nota do editor. Este par traduz a permanência do gosto ocidental pelo exotismo chinês, ecoando os modelos do período Qing reinterpretados para o mercado decorativo do século XX. O azul profundo, de densidade irregular, revela técnica de aplicação manual sob vidrado, com traços vigorosos e detalhamento de grande efeito visual. O conjunto mantém elegância equilibrada entre a forma neoclássica e o repertório decorativo tradicional do Oriente.
  • Par de Puttis alados em porcelana esmaltadaBrasil, meados do século XXCerâmica branca esmaltada e brilhante, assinada (não identificada) e marcada sob a base em azul: Made in Brazil. Representam dois puttis alados em movimento, portando pequenas flores nas mãos. Embora semelhantes, as figuras apresentam modelagens distintas  o que indica moldagem manual individual e não cópia serial. Bases cilíndricas com ligeiro alargamento na borda inferior.Altura: 35 cm. Diâmetro da base: 11 cm.Apresentam pequena perda em um dos arranjos florais e discretos desgastes compatíveis com a idade.Nota do editor: Essas figuras evocam a tradição barroca europeia reinterpretada pela produção brasileira de meados do século XX. A representação dos puttis  meninos alados associados ao amor divino e à pureza  segue a linha neorrococó cultivada por ateliês nacionais que buscavam dialogar com a estética das porcelanas de Dresden e Capodimonte. O modelado suave e o acabamento de esmalte integral branco dão unidade e refinamento às formas, com destaque para o dinamismo gestual e o equilíbrio escultórico do conjunto.

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