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  • Par de cadeiras estilo Luís XVI em madeira nobre escurecida, manufatura não identificada, meados do século XX. Estrutura em madeira nobre escurecida, com encosto emoldurado em formato reto com coroa superior em semi-círculo de degrau duplo, característico do estilo Luís XVI.Encosto em palhinha indiana natural, original e bem tensionada.Assento solto, forrado em tecido sintético com padronagem clássica em preto e bege, simulando trama de palha natural.As pernas são retas e caneladas, unidas por travessas discretas, apresentando rosetas florais esculpidas nos cantos dos apoios frontais  detalhe distintivo da linguagem neoclássica francesa.Medidas: 100 cm de altura x 53 cm de largura x 55 cm de profundidade.Em bom estado geral de conservação, sem indícios de restauro, colagens, rachaduras ou partes substituídas.Necessitam apenas de leve lustro de realce para devolver brilho à madeira. Faz conjunto com os dois lotes anteriores.
  • Par de cadeiras estilo Luís XVI em madeira nobre escurecida, manufatura não identificada, meados do século XX. Estrutura em madeira nobre escurecida, com encosto emoldurado em formato reto com coroa superior em semi-círculo de degrau duplo, característico do estilo Luís XVI.Encosto em palhinha indiana natural, original e bem tensionada.Assento solto, forrado em tecido sintético com padronagem clássica em preto e bege, simulando trama de palha natural.As pernas são retas e caneladas, unidas por travessas discretas, apresentando rosetas florais esculpidas nos cantos dos apoios frontais  detalhe distintivo da linguagem neoclássica francesa.Medidas: 100 cm de altura x 53 cm de largura x 55 cm de profundidade.Em bom estado geral de conservação, sem indícios de restauro, colagens, rachaduras ou partes substituídas.Necessitam apenas de leve lustro de realce para devolver brilho à madeira. Faz conjunto com o lote anterior e o lote seguinte.
  • Pinha em cristal azul-cobalto lapidado e gravado com igreja ortodoxaEuropa Central ou Rússia, meados do século XXCristal de chumbo em tom azul-cobalto profundo, de alta densidade e pureza ótica, lapidado e gravado em relevo polido com representação de uma igreja ortodoxa russa de cúpulas bulbosas, ladeada por árvores e ornamentações vegetais. O verso exibe lapidação em cruz, composta por círculos facetados e elementos em relevo que se iluminam sob incidência de luz, criando efeito translúcido notável. Apoiada sobre base de bronze patinado, de tom verde-azulado.Altura: 20 cmDiâmetro máximo: 9,5 cmO azul intenso é obtido pela adição de óxidos de cobalto ao vidro em fusão, processo que confere cor homogênea e profundidade incomum. A gravação, executada em múltiplos planos e com acabamento polido em zonas selecionadas, evidencia técnica refinada típica dos grandes ateliês boêmios e russos do pós-guerra, voltados à produção de objetos de devoção e prestígio.Nota iconográfica curta. A igreja ortodoxa gravada simboliza o coração espiritual do mundo eslavo  a casa de oração como microcosmo da fé cristã oriental. A lapidação em cruz no verso reforça o caráter devocional da peça, aludindo à interseção entre o misticismo bizantino e a arte do vidro centro-europeia. O azul-cobalto, cor do infinito e da transcendência, amplifica o simbolismo da eternidade e da comunhão entre o divino e o terreno.Este lote faz par com o lote anterior.
  • Pinha em cristal azul-cobalto lapidado e gravado com igreja ortodoxaEuropa Central ou Rússia, meados do século XXCristal de chumbo em tom azul-cobalto profundo, de alta densidade e pureza ótica, lapidado e gravado em relevo polido com representação de uma igreja ortodoxa russa de cúpulas bulbosas, ladeada por árvores e ornamentações vegetais. O verso exibe lapidação em cruz, composta por círculos facetados e elementos em relevo que se iluminam sob incidência de luz, criando efeito translúcido notável. Apoiada sobre base de bronze patinado, de tom verde-azulado.Altura: 20 cmDiâmetro máximo: 9,5 cm. Nota do editor: O azul intenso é obtido pela adição de óxidos de cobalto ao vidro em fusão, processo que confere cor homogênea e profundidade incomum. A gravação, executada em múltiplos planos e com acabamento polido em zonas selecionadas, evidencia técnica refinada típica dos grandes ateliês boêmios e russos do pós-guerra, voltados à produção de objetos de devoção e prestígio.Nota do editor: A igreja ortodoxa gravada simboliza o coração espiritual do mundo eslavo  a casa de oração como microcosmo da fé cristã oriental. A lapidação em cruz no verso reforça o caráter devocional da peça, aludindo à interseção entre o misticismo bizantino e a arte do vidro centro-europeia. O azul-cobalto, cor do infinito e da transcendência, amplifica o simbolismo da eternidade e da comunhão entre o divino e o terreno.
  • Pinha heráldica em cristal rosa lapidado com águia bicéfala coroadaEuropa Central, possivelmente Boêmia ou Império Russo, meados do século XXCristal de chumbo em tonalidade rosa imperial, lapidado em facetas geométricas profundas e gravado com refinada águia bicéfala coroada, encimada por cruz cristã, motivo heráldico associado às monarquias da Europa Central e Oriental. Apoio em base de bronze patinado, de perfil torneado.Altura: 13 cmDiâmetro máximo: 6,5 cmPeça de acentuado caráter simbólico, evocando a tradição de lapidação centro-europeia inspirada em modelos Moser e Saint-Louis, com provável produção de ateliê boêmio do pós-guerra, voltada a pequenas edições comemorativas. A coloração rosa  obtida por óxidos de ouro  reforça o valor de luxo e solenidade da obra.Nota do editor. A águia bicéfala coroada representa o duplo poder  espiritual e temporal  da autoridade cristã, e sua presença sobre o campo rosa associa o símbolo régio à dimensão amorosa e compassiva do sagrado, numa síntese de força e elevação espiritual.Objeto de cunho devocional e decorativo, insere-se na linhagem dos cristais heráldicos centro-europeus, onde a lapidação substitui o brasão em metal como sinal de prestígio e devoção.
  • Pinha decorativa em cristal lapidado double blue sobre base de bronzeEuropa, meados do século XXCristal de chumbo azul duplo (double blue cut to clear), de corpo ovalado e lapidação geométrica profunda em cruzes e quadrículas facetadas, apoiado sobre base torneada em bronze patinado. A lapidação de dupla camada (azul translúcido sobre cristal incolor) cria jogo ótico intenso de reflexos azul-safira.Altura: 15 cmDiâmetro máximo: 6,5 cmPeça de requinte técnico e harmonia visual, típica das manufaturas centro-europeias de pós-guerra (possivelmente Boêmia ou Alemanha Ocidental), que retomaram a tradição de lapidação profunda e cores saturadas dos cristais art déco.Nota do editor: A pinha, desde a Antiguidade, simboliza fertilidade, renovação e energia vital  motivo recorrente em ornamentos arquitetônicos e objetos decorativos europeus. No cristal lapidado, assume conotação de prosperidade e iluminação, pela forma ovóide e pela refração intensa da luz.
  • ARTE ORIENTAL - Cerâmica esmaltada. China, meados do séc. XX. Figura zoomórfica representando macaco com cuia. Escultura em cerâmica modelada e vidrada, representando macaco de feições expressivas, sentado sobre base octogonal, segurando uma folha verde e sustentando sobre a cabeça ampla cuia azulada. Esmaltação craquelée em tons de mel, verde-oliva e azul-cobalto, de efeito translúcido e brilho vítreo. Etiqueta Made in China sob a base.Altura: 24 cmBase: 14 x 14 cm. Peça de caráter decorativo e humorístico, típica da cerâmica chinesa de exportação dos anos 1950-1970, marcada pela combinação entre naturalismo ocidental e paleta oriental intensa.A figura do macaco, símbolo de astúcia, vitalidade e alegria no imaginário asiático, é aqui reinterpretada de modo lúdico e doméstico. O uso da cuia como elemento funcional  fruteira ou centro de mesa  traduz a tendência de fusão entre escultura e utilidade nas cerâmicas exportadas da China no pós-guerra.
  • Serviço de Jantar RC by Noritake (modelo P563)PORCELANA FINA  RC Philippines by Noritake, padrão P563, manufatura das Filipinas sob licença da tradicional casa japonesa Noritake Co., Nagoya.Serviço composto por 69 peças, sendo:21 pratos rasos17 pratos de sobremesa16 tigelas para caldo13 pratos para pão12 pires.Decoração clássica com faixa azul-cobalto e friso geométrico em ouro 22k, sobre corpo branco de porcelana translúcida.Peças em excelente estado de conservação, sem trincas, lascas ou desgastes perceptíveis no dourado.Medidas aproximadas: prato raso 27 cm; sobremesa 21 cm; caldo 20 cm; pão 16 cm.Produção da segunda metade do século XX, período em que a Noritake expandiu sua linha premium para o sudeste asiático mantendo controle de qualidade japonês.* Nota do Editor: Nota técnica:A designação RC significa Royal Crockery, uma linha criada pela Noritake nas décadas de 19701980 para produção regionalizada no Sudeste Asiático  especialmente Filipinas e Indonésia  destinada à exportação e ao mercado hoteleiro de luxo.Apesar da produção fora do Japão, a qualidade, o padrão de esmalte e os acabamentos seguem os mesmos critérios das fábricas originais de Nagoya, sendo reconhecidos pelo brilho vítreo e durabilidade do dourado aplicado em alta temperatura. Companhias aéreas costumavam usar serviços em porcelana Noritake, em seus voos de primeira classe, pelo requinte e durabilidade das peças.
  • ARTE ORIENTAL  Japão, séc. XXConjunto de três figuras em cerâmica esmaltada policromada, representando os célebres macacos sábios:Mizaru (não vejo o mal), Kikazaru (não ouço o mal) e Iwazaru (não falo o mal).Decoração em esmaltes coloridos sobre fundo branco, com motivos florais estilizados e detalhes em dourado.Altura aproximada: 11 cm cada.Bom estado de conservação.Símbolos tradicionais da filosofia oriental, os três macacos derivam de um provérbio japonês de origem budista, representando a pureza moral e a disciplina interior frente ao mal. As figuras, associadas ao templo de Nikk Tsh-g, tornaram-se ícones universais da ética e da sabedoria.
  • Fruteira de Pé Alto com Cristal LapidadoMetal com banho de prata, em bom estado de conservação, compondo base, fuste e suporte superior ornamentado por frisos e relevo floral em estilo tardo-Art Nouveau.Bacia em cristal transparente recortado e lapidado, com desenho geométrico em leque, sem lascas, trincas ou perdas.Necessita apenas soldagem do elemento do fuste à base metálica.Banho de prata original, em bom estado, dispensando novo prateamento.Medidas: 30 cm de altura x 28 cm de diâmetro.Peça de mesa elegante, de produção europeia da primeira metade do século XX, conjugando metal fundido e cristal prensado em composição harmônica de linhas curvas e acabamento brilhante.
  • L.S. Gaillard, Paris (c. 19001930)Grande centerpiece ou cachepot em metal prateado, corpo canelado e bordas recortadas com ornamentação rocaille e volutas florais.Alças laterais em forma de grifos alados, ricamente fundidas.Selo de manufatura em relevo LSG sob grifo e número de modelo 8506.Medidas: 36 cm de diâmetro x 22 cm de altura.Peça de exceção, de proporções monumentais, representativa do gosto francês da Belle Époque, período de apogeu da ourivesaria decorativa. A elegância das curvas e a riqueza dos relevos atestam produção industrial de alto padrão, voltada à exportação.Nota do editor: A manufatura L.S. Gaillard, empresa francesa de metal prateado esteve ativa entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do XX, sendo estabelecida em Paris (rue des Archives) e especializada em orfèvrerie galvanizada e peças de mesa de estilo Luís XV e Luís XVI. O grifo (ou águia estilizada) foi usado por Gaillard como selo de qualidade em ligas prateadas, e o número 8506 indica o modelo de referência no catálogo da fábrica, o que confirma série de produção. Peça faz par com o lote anterior. Imponente e completa.
  • L.S. Gaillard, Paris (c. 19001930)Grande centerpiece ou cachepot em metal prateado, corpo canelado e bordas recortadas com ornamentação rocaille e volutas florais.Alças laterais em forma de grifos alados, ricamente fundidas.Selo de manufatura em relevo LSG sob grifo e número de modelo 8506.Medidas: 36 cm de diâmetro x 22 cm de altura.Apresenta perda de uma das alças.Peça de exceção, de proporções monumentais, representativa do gosto francês da Belle Époque, período de apogeu da ourivesaria decorativa. A elegância das curvas e a riqueza dos relevos atestam produção industrial de alto padrão, voltada à exportação.Nota do editor: A manufatura L.S. Gaillard, empresa francesa de metal prateado esteve ativa entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do XX, sendo estabelecida em Paris (rue des Archives) e especializada em orfèvrerie galvanizada e peças de mesa de estilo Luís XV e Luís XVI. Peça faz par com o lote seguinte. Imponente apesar da perda de um das alças
  • Santo Antônio com Menino Jesus  manufatura Velloso & Irmão, Lisboa. Portugal, século XX.Imagem devocional em madeira entalhada e policromada, representando Santo Antônio de Pádua segurando o Menino Jesus, ambos com fisionomias serenas e vestes ornamentadas. O hábito franciscano apresenta ricamente pintados motivos dourados sobre fundo escuro, com estofamento a ouro e pintura em padrões estilizados. O conjunto repousa sobre base quadrada com talha dourada e elementos fitomórficos.Na parte inferior, conserva o selo original da manufatura Velloso & Irmão  Santeiro com Ornamentos Religiosos  Lisboa, Rua do Crucifixo, 90, importante casa lisboeta especializada em imaginária sacra e objetos litúrgicos, ativa entre o fim do século XIX e meados do XX.Medidas: 33 cm de altura x 13 x 13 cm (base).Estado de conservação: desgaste compatível com a idade; pequenas perdas na policromia e douração, sem comprometimento da integridade estrutural.
  • Sinete / sino de mesa em bronze fundido. Brasil, meados do século XX.Peça em bronze maciço, moldada em forma de sino de mesa com corpo decorado por motivos em espiral e folhagens estilizadas em relevo. Alça superior de desenho sinuoso e simétrico, de inspiração art nouveau, formando elegante composição ornamental.Interior com badalo esférico original em bronze, produzindo som claro e límpido.Medidas: 14 cm de altura x 8,5 cm de diâmetro.Estado de conservação: íntegro, com pátina dourada original e leve oxidação superficial.
  • ESTANHO - Conjunto em estanho, manufatura John Summers, São João del-Rei (MG). Brasil, meados do século XX.Conjunto composto por dois objetos em estanho fundido da tradicional manufatura John Summers, ativa em São João del-Rei (Minas Gerais) a partir da primeira metade do século XX:1.Sino em formato clássico, com alça superior vazada e inscrição em relevo ANDRADE E DUNLEY ADVOGADOS, portando marcas de fundição e badalo original interno.2.Vaso tipo soliflore, de desenho limpo e elegante, corpo afilado e acabamento acetinado.Medidas: Sino: 10,5 cm (h) x 9 cm (d) Vaso: 20 cm (h) x 6,7 cm (d)Nota histórica:A John Summers, de São João del-Rei, destacou-se na produção de objetos utilitários e decorativos em estanho, empregando ligas de alta densidade e acabamento artesanal manual. Suas peças são hoje reconhecidas como parte importante do design industrial mineiro do pós-guerra, frequentemente confundidas com importações inglesas pela qualidade do metal e precisão das formas.Estado de conservação: ambos íntegros, com pátina homogênea e discretas marcas do tempo.
  • Caixa de música japonesa com decoração em esmalte cloisonné e paisagem dourada interna. Fabricante Sankyo. Japão, meados do século XX.Caixa musical retangular em metal esmaltado e dourado, decorada na tampa com ramagens floridas e pequenos colibris em voo sobre fundo negro  composição típica do cloisonné japonês de meados do século XX, de grande delicadeza e precisão técnica.Interior com douração integral e gravações em baixo-relevo representando o Monte Fuji, barcos de pesca e paisagem lacustre.Mecanismo musical da marca Sankyo  Japan, em perfeito funcionamento, emitindo melodia tradicional japonesa de época.Medidas: 14 cm x 9,5 cm x 6,5 cmApresenta leve trinca no esmalte lateral, sem perda de estabilidade. Marcas naturais do tempo.Nota histórica:A Sankyo Seiki Co., fundada em 1946 em Tóquio, tornou-se o principal fabricante japonês de mecanismos musicais de corda, exportando amplamente durante as décadas de 1950 a 1970.Caixas como esta, ricamente decoradas com esmalte e paisagens orientais douradas, foram produzidas como objetos de luxo e lembranças para exportação, simbolizando o refinamento do artesanato nipônico pós-guerra.
  • Peso de papel em vidro artístico, com inclusão de bolhas e base verde-esmeralda. Europa, meados do século XX.Grande peso de papel em vidro soprado maciço, formato esférico, com interior composto por massa verde translúcida e núcleo de bolhas de ar aprisionadas, formando desenho tridimensional. Trabalho artesanal de grande pureza técnica, com transparência cristalina e leve iridescência superficial.Etiqueta sob a base com marca não identificada, parcialmente legível (dor), possivelmente vinculada a oficinas escandinavas ou italianas de vidro artístico (Murano-style).Apresenta apenas ínfima bolha de ar na superfície, sem lascas nem riscos.Diâmetro: 10 cm.Nota técnica:A técnica de inclusão de bolhas (controlled bubbles ou inclusions à bulles) é típica do vidro artístico europeu do pós-guerra, especialmente nas produções de Murano (Itália), Kosta Boda (Suécia) e Caithness (Escócia). Peças dessa natureza, popularizadas como elementos de decoração moderna, foram também exportadas para a América e o Brasil nas décadas de 196070.
  • CERÂMICA INGLESA esmaltada  chaleira com bico vertedor invertido. Marca A.L.B. England. Início do século XX.Invulgar chaleira inglesa em cerâmica vitrificada, corpo globular de paredes espessas, bico vertedor de desenho invertido e alça em arco pleno. Tampa original com botão superior.Apresenta esmalte de tom castanho-escuro mesclado, formando efeito de escorrimento vertical (drip glaze) típico da cerâmica utilitária inglesa do início do século XX.Na base, marca em relevo com o monograma A.L.B. / England, acompanhada de inscrição parcial PATENTED, e sob a tampa, carimbo MADE IN ENGLAND.Medidas: 25 cm de comprimento x 17 cm de altura x 15 cm de diâmetro máximo.Em excelente estado de conservação, sem trincas nem faltas.Nota histórica:O selo A.L.B. England corresponde à manufatura A. L. Boulton Pottery, produtora de utensílios domésticos e cerâmicas de cozinha nas regiões de Staffordshire e Stoke-on-Trent, ativas entre o final do século XIX e meados do XX. As chaleiras com bico invertido, projetadas para evitar o transbordamento do líquido fervente, tornaram-se conhecidas no design britânico por unir funcionalidade e caráter decorativo.
  • ARTE ORIENTAL - Conjunto de três aves em metal esmaltado  técnica cloisonné. China, século XX.Conjunto composto por três pequenas caixas decorativas em formato de patos, confeccionadas em metal com esmaltagem cloisonné policromada sobre base de bronze. Os exemplares apresentam corpo ornamentado por motivos florais e fitomórficos, fundo turquesa no interior e detalhes em azul, vermelho, amarelo, verde e branco.A peça maior possui tampa destacável e dimensões de 11 cm de comprimento x 8 cm de altura. As duas menores, também com tampa destacável têm formato semelhante, medem 6 cm de comprimento x 4,5 cm de altura cada.Em bom estado geral de conservação, com desgaste natural e leve oxidação nos contornos metálicos.Nota técnica:A técnica cloisonné (jingtailan ) consiste na aplicação de esmaltes vítreos coloridos em células delimitadas por finos fios metálicos, que após múltiplas queimas e polimentos adquirem o brilho translúcido característico. Muito apreciada desde o reinado de Xuande (Dinastia Ming, séc. XV), manteve-se viva até o século XX, tornando-se símbolo da arte decorativa chinesa aplicada a objetos de prestígio e coleção
  • ARTE ORIENTAL - Figura de pato em porcelana chinesa, Dinastia Qing (16441912), decoração estilo Imari.Escultura zoomórfica em porcelana - meados do século XX - representando pato em posição ereta, de corpo alongado e delicadamente modelado. Decoração em esmaltes sobre o vidrado, com flores estilizadas nas cores ferro-vermelho, azul-cobalto e dourado, enriquecidas por toques de verde-turquesa - composição que remete diretamente à paleta Imari japonesa, reinterpretada pelos fornos chineses no período final da Dinastia Qing.Medidas: 19,5 cm de altura x 12 cm de comprimento x 8 cm de largura máxima.Em excelente estado geral de conservação.Faz conjunto com os dois lotes anteriores.Nota histórica:A estética Imari, originária da região de Arita (Japão), alcançou enorme popularidade na Europa do século XVIII e foi amplamente reinterpretada pelos ceramistas de Jingdezhen, na China. Essas versões exibem equilíbrio entre exuberância oriental e gosto ocidental por composições florais densas, sendo peças muito exportadas pela Companhia das Índias.Nota técnica  marca de base:Na base, inscrição em azul sob o vidrado com os caracteres  (Zhn y cáng wán), traduzidos como Peça de coleção preciosa e elegante. Trata-se de marca de oficina contemporânea, utilizada em produções decorativas pós-1949, inspiradas na porcelana Qing e destinadas ao mercado de exportação.Estatuetas de porcelana chinesa, particularmente aquelas que retratam animais como patos, têm uma longa e rica história, muitas vezes imbuída de significado simbólico. Os patos, especialmente os patos mandarim, são frequentemente associados à fidelidade conjugal e boa sorte na cultura chinesa. O estilo decorativo visto nesta estatueta - ora ofertada em nosso leilão - com seus padrões florais vibrantes em azul e laranja, lembra a paleta 'Imari', que foi popularizada na China e no Japão e amplamente exportada para a Europa.Este estilo particular de decoração, muitas vezes referido como Imari chinês, floresceu durante a Dinastia Qing (1644-1912). Tais peças eram muito procuradas por colecionadores europeus e muitas vezes eram produzidas em grandes quantidades para exportação. O artesanato, incluindo os detalhes pintados à mão e o esmalte brilhante, indica um artesão habilidoso, e a estética geral é característica da porcelana decorativa produzida tanto para uso doméstico quanto para o comércio internacional durante este período.

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