Peças para o próximo leilão

79 Itens encontrados

Página:

  • ARTE ORIENTAL - Figura de pato em porcelana chinesa, Dinastia Qing (16441912), decoração estilo Imari.Escultura zoomórfica em porcelana - meados do século XX - representando pato em posição ereta, de corpo alongado e delicadamente modelado. Decoração em esmaltes sobre o vidrado, com flores estilizadas nas cores ferro-vermelho, azul-cobalto e dourado, enriquecidas por toques de verde-turquesa - composição que remete diretamente à paleta Imari japonesa, reinterpretada pelos fornos chineses no período final da Dinastia Qing.Medidas: 22cm de altura x 16 cm de comprimento x 12 cm de largura máxima.Em excelente estado geral de conservação.Faz conjunto com o  lote anterior e o subsequente. Nota histórica:A estética Imari, originária da região de Arita (Japão), alcançou enorme popularidade na Europa do século XVIII e foi amplamente reinterpretada pelos ceramistas de Jingdezhen, na China. Essas versões exibem equilíbrio entre exuberância oriental e gosto ocidental por composições florais densas, sendo peças muito exportadas pela Companhia das Índias.Nota técnica  marca de base:Na base, inscrição em azul sob o vidrado com os caracteres  (Zhn y cáng wán), traduzidos como Peça de coleção preciosa e elegante. Trata-se de marca de oficina contemporânea, utilizada em produções decorativas pós-1949, inspiradas na porcelana Qing e destinadas ao mercado de exportação.Estatuetas de porcelana chinesa, particularmente aquelas que retratam animais como patos, têm uma longa e rica história, muitas vezes imbuída de significado simbólico. Os patos, especialmente os patos mandarim, são frequentemente associados à fidelidade conjugal e boa sorte na cultura chinesa. O estilo decorativo visto nesta estatueta - ora ofertada em nosso leilão - com seus padrões florais vibrantes em azul e laranja, lembra a paleta 'Imari', que foi popularizada na China e no Japão e amplamente exportada para a Europa.Este estilo particular de decoração, muitas vezes referido como Imari chinês, floresceu durante a Dinastia Qing (1644-1912). Tais peças eram muito procuradas por colecionadores europeus e muitas vezes eram produzidas em grandes quantidades para exportação. O artesanato, incluindo os detalhes pintados à mão e o esmalte brilhante, indica um artesão habilidoso, e a estética geral é característica da porcelana decorativa produzida tanto para uso doméstico quanto para o comércio internacional durante este período.
  • Grande vaso em vidro opalino com decoração esmaltada de putti entre ramagens floridas.Elegante vaso em vidro opalinado na cor verde jade, com delicada decoração policromada e dourada representando putti alados em travessuras entre ramos floridos e insetos. Bordas e base com frisos realçados a ouro. Peça de grande presença visual, típica da produção centro-europeia de fins do século XIX, com afinidade estilística às manufaturas de Boêmia e França (Saint-Louis e Baccarat), no período de transição entre o Romantismo e o Art Nouveau.Medidas: 37,5 cm de altura x 14 cm de diâmetro.Observação: ínfima lasca na base inferior.Nota histórica:A opalina  vidro leitoso, translúcido e finamente colorido  tornou-se um símbolo de luxo burguês entre 1830 e 1900, especialmente em Paris e Murano. Vasos como este, com putti e flores, evocavam o universo mitológico e sentimental tão apreciado nos interiores vitorianos, sendo frequentemente exibidos sobre consoles ou buffets, como emblemas de gosto e prosperidade doméstica. Faz par com o lote anterior.
  • OPALINA FRANCESA - Grande vaso em vidro opalino com decoração esmaltada de putti entre ramagens floridas.Elegante vaso em vidro opalinado na cor verde jade, com delicada decoração policromada e dourada representando putti alados em travessuras entre ramos floridos e insetos. Bordas e base com frisos realçados a ouro. Peça de grande presença visual, típica da produção centro-europeia de fins do século XIX, com afinidade estilística às manufaturas de Boêmia e França (Saint-Louis e Baccarat), no período de transição entre o Romantismo e o Art Nouveau.Medidas: 37,5 cm de altura x 14 cm de diâmetro.Observação: pequena perda na Douração (vide fotos). Nota histórica:A opalina  vidro leitoso, translúcido e finamente colorido  tornou-se um símbolo de luxo burguês entre 1830 e 1900, especialmente em Paris e Murano. Vasos como este, com putti e flores, evocavam o universo mitológico e sentimental tão apreciado nos interiores vitorianos, sendo frequentemente exibidos sobre consoles ou buffets, como emblemas de gosto e prosperidade doméstica. Faz par com o lote seguinte
  • METAL PRATEADO /  ESTANHO E CRISTAL - Par de potiches em metal prateado, estanho e cristal moldadoEuropa, circa 1920/40.Conjunto formado por duas urnas decorativas de corpo ovóide em cristal moldado e lapidado em padrão de losangos e estrelas, montadas sobre bases quadradas escalonadas em liga de estanho e chumbo, com frisos perolados e guarnições douradas. Tampas em metal prateado, encimadas por pináculos em forma de chama estilizada e esferas de cristal facetado. Peças de refinado trabalho artesanal, evocando o gosto neoclássico revival típico da Belle Époque.Presença de sinais do tempo e oxidação nas bases.Medidas: 43 cm de altura; base 12 x 12 cm.HISTÓRIA - Urnas com tampa, muitas vezes chamadas de vasos ou jarras, têm uma longa história em artes decorativas, servindo a fins funcionais e estéticos.Historicamente, eles eram usados para armazenar itens preciosos ligados a práticas funerárias ou como peças ornamentais em grandes casas. A combinação de vidro cortado e metalurgia tornou-se particularmente popular durante o século XIX e início do século XX, refletindo avanços na fabricação de vidro e técnicas de fundição de metal. Necessitam restauração. Leve bicado na borda de uma das taças de cristal (vide foto complementar).
  • METAL PRATEADO INGLÊS - Grande caixa em formato oblongo-ondulada em metal prateado, com tampa articulada e alças laterais.Caixa de mesa ou aparador, formato oblongo de bordas sinuosas, decorada com frisos torcidos no contorno da tampa e da base. Pegas laterais em volutas e folhagens. Interior liso, tampa articulada (necessita solda).Apresenta desgaste acentuado na parte superior. Os flancos e parte posterior, anterior e interior da peça estão em bom estado geral de conservação.Marcas de fabricante gravadas na base: DF Y S 3624 D, correspondendo a manufatura inglesa de metal prateado (silver plate), possivelmente Deepe & Sons, século XX.Dimensões: 42 cm x 35 cm x 13 cm de altura.
  • METAL PRATEADO - Grande recipiente / cachepô (centro de mesa) em metal espessurado a prata.Peça de grandes dimensões, formato oval, decorada com cabeças de leão nas laterais, cada uma portando argola móvel. Borda superior com friso torcido e quatro pés em volutas e folhagens, em estilo neoclássico tardio. Interior com intenso desgaste do banho e exterior com marcas leves de uso e pontos de oxidação discreta, sobretudo na borda.Dimensões: 43 cm de comprimento x 34 cm de largura x 17 cm de altura.Peça imponente e versátil  pode ser utilizada como centro de mesa, cachepô para flores ou champanheira individual. Faz par com o lote anterior.
  • METAL PRATEADO - Grande recipiente / cachepô (centro de mesa) em metal espessurado a prata.Peça de grandes dimensões, formato oval, decorada com cabeças de leão nas laterais, cada uma portando argola móvel. Borda superior com friso torcido e quatro pés em volutas e folhagens, em estilo neoclássico tardio. Interior com intenso desgaste do banho e exterior com marcas leves de uso sobretudo na borda.Dimensões: 43 cm de comprimento x 34 cm de largura x 17 cm de altura.Peça imponente e versátil  pode ser utilizada como centro de mesa, cachepô para flores ou champanheira individual. Faz par com o lote seguinte.
  • PRATA DE LEIPequena salva em prata de lei, formato de concha do mar, apoiada sobre três pés em esferas lisas.Peça de gracioso efeito decorativo, utilizada originalmente como apoio para joias, anéis ou doces finos.Medidas: 6  6  2 cm de altura.Peso: 20 gr.
  • PRATA DE LEI. Pequeno castiçal tripoide em prata de lei marcado corpo cônico com frisos de perolado e rocalhas em relevo. Base abaulada originalmente com três pés floronados e ornamentação em espiral, de execução manual. Medidas: 13,2 cm de altura  6,5 cm de diâmetro da base. Peso bruto: 58 gramas. Estado: presença de amassados; falta um dos três pés.Observação: exemplar integrante de par de castiçais para oratório doméstico, modelo idêntico ao Lote anterior. * Nota do editor: Observação: modelo de pequeno porte, possivelmente concebido para uso em oratório doméstico ou altar particular, com acabamento esmerado e proporções harmônicas típicas das pratas devocionais de meados do século XX.
  • PRATA DE LEIPequeno castiçal tripoide em prata de lei (teor testado > 800), corpo de forma cônica com frisos de perolado e rocalhas em relevo. Base arredondada com três pés floronados e ornamentação em espiral.Medidas: 13,2 cm de altura  6,5 cm de diâmetro da base.Peso bruto: 60 gramas.Presença de amassados nos pés e no bocal. * Nota do editor: modelo de pequeno porte, possivelmente concebido para uso em oratório doméstico ou altar particular, com acabamento esmerado e proporções harmônicas típicas das pratas devocionais de meados do século XX.
  • PRATA DE LEIPequena salva tripoide em prata de lei (teor verificado superior a 800), corpo circular com decoração rendilhada e fundo gravado com guirlanda floral central. Bordas recortadas com flores alternadas e três pés triangulares ornados com flor-de-lis.Medidas: diâmetro 10,5 cm  altura 3 cm.Peso bruto: 120 gramas. Estado: muito bom, leve pátina do tempo e discretas marcas de uso.
  • PRATA INGLESACastiçal estilo Neoclássico Georgiano, confeccionado em prata de lei marcada (punções parciais desgastadas, possivelmente Sheffield, teor 925), decorado em toda a superfície com guirlandas, laços e acantos em relevo. Corpo em peça única de fuste quadrangular afilado, base moldurada e campânula com borda perlada.Medidas: 31 cm de altura; base 12,5  12,5 cm.Peso bruto: 890 gramas.Estado: excelente, leve patina do tempo. 4/4
  • PRATA INGLESACastiçal estilo Neoclássico Georgiano, confeccionado em prata de lei marcada (punções parciais desgastadas, possivelmente Sheffield, teor 925), decorado em toda a superfície com guirlandas, laços e acantos em relevo. Corpo em peça única de fuste quadrangular afilado, base moldurada e campânula com borda perlada.Medidas: 31 cm de altura; base 12,5  12,5 cm.Peso bruto: 938 gramas.Estado: excelente, leve patina do tempo. 3/4
  • PRATA INGLESACastiçal estilo Neoclássico Georgiano, confeccionado em prata de lei marcada (punções parciais desgastadas, possivelmente Sheffield, teor 925), decorado em toda a superfície com guirlandas, laços e acantos em relevo. Corpo em peça única de fuste quadrangular afilado, base moldurada e campânula com borda perlada.Medidas: 31 cm de altura; base 12,5  12,5 cm.Peso bruto: 894 gramas.Estado: excelente, leve patina do tempo. 2/4
  • Candelabro em prata brasileira  marca MK (Michael Koury). Imponente candelabro em prata brasileira, manufatura MK  Michael Koury, projetado para 5 luminárias. Corpo central com fuste torneado e ornamentação em leve movimento, braços sinuosos em S e bobeches destacáveis em prata lisa.Base quadrangular em degraus com molduras decorativas, conferindo equilíbrio e presença à peça.Trabalho de ourivesaria moderna de alta qualidade, combinando solidez estrutural com linhas de tradição clássica reinterpretadas.Medidas: 27 cm (altura) x 22 cm (largura entre braços) x base 14 x 14 cm.Peso: 2.390 kg.Material: Prata brasileira marcada MK  Michael Koury.Procedência: Acervo família Rezende  residência Av. Atlântica, Copacabana  Rio de Janeiro.Nota do editor: Michael Koury (origem libanesa) atuou no Brasil entre as décadas de 19601990, e foi referência em prata artesanal de luxo. Peças marcadas PBMK800 são itens muito apreciados em catálogos de leilões de qualidade. Há Registros de oficina/atribuição em São Paulo e circulação e venda de peças no Rio em loja situada a Rua Barata Ribeiro / Copacabana.
  • Covilhete em prata de lei. Delicado covilhete em prata de lei (833), de formato triangular com lados suavemente abaulados e bordas recortadas em leve elevação. Repousa sobre três pés vazados de inspiração rococó, com decoração repuxada e cinzelada de acantos e volutas estilizadas que se repetem na borda e no interior da peça, emoldurando reservas lisas. Peça de excelente acabamento, marcada PRATA 833, com punção parcial de oficina (não identificada). Trabalho português ou brasileiro de boa fatura, século XX.Medidas: 12,5 cm x 12,5 cm x 12,5 cm (formato triangular).Altura: 6 cm.Peso: 136 g.Material: Prata de lei (833).Procedência: Acervo família Rezende  residência Av. Atlântica, Copacabana  Rio de Janeiro.
  • Leiteira em prata portuguesa  contraste Águia. Elegante leiteira em prata portuguesa contrastada (833), pertencente ao mesmo conjunto de bules e açucareiro descritos nos lotes anteriores. Corpo bojudo com rica decoração repuxada e cinzelada em volutas, concheados e elementos florais, com interior dourado e bico largo ornamentado por volutas e guirlandas gravadas. Apresenta punções oficiais portugueses com a marca da Águia, indicando teor de 833 milésimos, e punção adicional em forma pentagonal referente ao ensaiador. Peça de grande harmonia formal e fino acabamento, típica da ourivesaria portuguesa de fim do século XIX, produzida para serviços de chá e café de prestígio. Medidas: 15,5 cm (comprimento total) x 12,5 cm (altura) x 10 cm (diâmetro máximo).Material: Prata portuguesa contrastada (833).Peso: 278 gr. Procedência: Acervo família Rezende  residência Av. Atlântica, Copacabana  Rio de Janeiro.
  • Açucareiro em prata portuguesa  contraste da Águia Açucareiro com tampa, executado em prata portuguesa contrastada (833), compondo conjunto com os lotes anteriores (bules e bandeja). Corpo bojudo com decoração repuxada e cinzelada em volutas e concheados de inspiração rococó, alças laterais simétricas ricamente trabalhadas, tampa destacada com pináculo torneado. Apresenta contraste oficial português com a marca Águia, indicando teor de 833 milésimos, e punções complementares de prateiro e ensaiador (visíveis na base).Peça de grande apuro artesanal, representativa da ourivesaria portuguesa do período final do século XIX. Medidas: 11,5 cm (altura) x 18 cm (largura total) x 12 cm (diâmetro máximo).Material: Prata portuguesa contrastada (833).Peso: 386 gr .Procedência: Acervo família Rezende  residência Av. Atlântica, Copacabana  Rio de Janeiro.
  • Bule em prata portuguesa  contraste Águia. Magnífico bule em prata portuguesa, corpo bojudo com rica decoração repuxada e cinzelada em relevo de folhas de acanto, concheados e volutas de gosto rococó revivalista. Tampa articulada com pináculo torneado, bico e alça recortada com isoladores em marfim natural. Peça de execução primorosa, ostentando no fundo os contrastes oficiais de Portugal com a marca da Águia (teor de 833 milésimos) e outros punções identificáveis de cidade, prateiro e ensaiador (ver detalhe fotográfico).Excelente exemplar de ourivesaria portuguesa da virada do século XIX para o XX. Medidas: 16 cm de altura x 22 cm de comprimento total .Material: Prata portuguesa contrastada (833). Isoladores em marfim. Presença de mossas e marcas do tempo. Peso: 586 gramas . Procedência: Acervo família Rezende  residência Av. Atlântica, Copacabana  Rio de Janeiro.

79 Itens encontrados

Página: